Operação integrada da PC e Semma localiza cativeiro de animais silvestres em Castanhal

Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Pará (PCPA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Castanhal, ocorreu a autuação de um idoso de 65 anos, por crime ambiental.

A operação foi desencadeada após um incidente ocorrido em 16 de fevereiro de 2024, onde uma felina foi encontrada gravemente ferida, vítima de agressão e lançada dentro de um saco, em um condomínio residencial no bairro Nova Olinda, Castanhal/PA.

Apesar de ainda não ter sido revelada a autoria do crime contra a felina, as investigações conduzidas pela 12ª Seccional de Castanhal apontaram que as agressões estariam relacionadas ao fato de pássaros estarem em gaiolas no condomínio, o que a felina tentava acessar. Ao verificar a situação, constatou-se que o homem mantinha quatro aves em cativeiro de forma irregular, sem a devida autorização ambiental.

Como resultado, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental contra o idoso, com multas que totalizam até R$ 2.000,00, além da instauração de Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de cativeiro não autorizado de espécimes da fauna silvestre, conforme o artigo 29, §1º, III da Lei 9605/98. As aves serão liberadas pela Semma.

A população é incentivada a colaborar com informações sobre o autor das agressões à felina, podendo fazê-lo anonimamente através do número 181.

Redação Notícia Virtual