5 superdicas para manter o computador livre de vírus

CERT lança cartilha para ajudar internauta a se prevenir de códigos maliciosos

É cada vez maior os tipos e variedades dos Códigos maliciosos ou também conhecidos como malwares. Estes vírus são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador como a exploração de vulnerabilidades, acesso a páginas Web infectadas, execução de arquivos previamente alterados ou roubo de informações privadas.

Para ajudar a termos uma navegação mais segura o CERT (um órgão do CGI.BR – entidade que administra a internet no Brasil) acaba de disponibilizar uma cartilha com dicas de segurança.

Dentre todas as dicas, destacamos “5 superdicas” abaixo relacionadas.

1º- Sempre Instale e mantenha atualizados mecanismos de segurança como antivírus e um firewall. Procure realizar esta ação antes da instalação de qualquer outro aplicativo.

2º- Mantenha o sistema operacional e aplicativos instalados no seu dispositivo atualizados com todas as correções aplicadas.

3º- Nunca siga endereços de sites ou abra arquivos recebidos via mensagens eletrônicas e redes sociais.

4º- Ao instalar aplicativos sempre o faça a partir dos discos originais ou baixe diretamente dos sites dos fabricantes oficiais. É sempre bom olhar as opiniões dos outros usuários sobre o aplicativo antes de instalá-lo.

5º- Ao escolher suas senhas escolha opções com mais de 7 posições alfanuméricas e ao usar redes Wi-Fi públicas seja cuidadoso com os sites por onde você navega.

Para consultar o conteúdo completo da planilha acesse o endereço http://cartilha.cert.br/malware/.

Compartilhar
Compartilha