• Home »
  • Mundo »
  • Separatistas pró-Rússia na Ucrânia são agentes russos, afirma NYT

Separatistas pró-Rússia na Ucrânia são agentes russos, afirma NYT

Fotos comparam homens encapuzados com imagens da Geórgia, em 2008. Forças de segurança da Ucrânia e EUA identificaram soldados por nome.

NYT comparou rebeldes na Ucrânia com os da Geórgia em 2008

NYT comparou rebeldes na Ucrânia com os da Geórgia em 2008

Fotografias feitas no leste da Ucrânia sugerem que alguns separatistas pró-Rússia encapuzados e fortemente armados são soldados e agentes de inteligência russos, afirma o jornal “The New York Times”.

Com base em fontes ucranianas e fotos e descrições “avalizadas pelo governo de (Barack) Obama”, o jornal afirma que alguns homens foram identificados em fotos de tropas russas feitas em outros cenários.

A reportagem inclui fotos de agentes feitas na Geórgia em 2008 e no início de 2014 na Crimeia. Também faz uma comparação com os homens que estão atuando na cidade ucraniana de Slaviansk.

De acordo com o NYT, as forças de segurança da Ucrânia conseguiram identificar por nome um dos encapuzados fotografados, supostamente agente de inteligência russo. Moscou negou categoricamente que os agentes tenham atuado na região.

A informação foi publicada um dia depois de um tiroteio mortal na cidade de Slaviansk no domingo, que ameaça um acordo assinado na quinta-feira entre Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia em Genebra para conter a crise.

Militantes pró-Kremlin assumiram o controle de 12 cidades do leste da Ucrânia, entre elas Slaviansk, e defendem a anexação das localidades à Rússia.

Washington e as potências ocidentais acreditam que Moscou está por trás das provocações e que produziu o tiroteio de domingo para ter uma desculpa de invasão.

Fonte: G1

 

Compartilhar
Compartilha