• Home »
  • Brasil »
  • Litoral do Espírito Santo foi lugar do mundo onde mais choveu na última semana

Litoral do Espírito Santo foi lugar do mundo onde mais choveu na última semana

Satélite da Nasa mostra uma grande densidade de nuvens próximas ao litoral Norte capixaba.

O litoral do Espírito Santo foi a região oceânica aonde mais choveu no mundo nos último sete dias. As imagens registradas pelo satélite TRMM, da Nasa, mostram uma região de cor branca muito próxima ao litoral Norte do Estado, indicando um índice de precipitação de aproximadamente 400 milímetros. As informações são do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, o Incaper.

satelite-nasa

O meteorologista do Centro de previsão do tempo e estudos climáticos do Inpe, Fábio Rocha, informou que apenas nas últimas 72 horas, o volume de chuva registrado em Vitória foi de 212 milímetros. Já os pluviômetros do Incaper chegaram a medir 250 milímetros de precipitação em algumas áreas.

Segundo Fábio, o fenômeno meteorológico que esta atuando no Espirito Santo é a chamada zona de convergência do Atlântico sul. “São chuvas que saem da amazônia, passam pela região central e terminam em geral no litoral do Sudeste e duram mais de quatro dias”, afirma o meteorologista.

O Instituto Climatempo colocou Vitória e Linhares na lista dos municípios brasileiros aonde mais choveu no mês de dezembro. Em Linhares, por exemplo, choveu 470 milímetros desde o início do mês enquanto a média normal para o período é de 190 milímetros.


Compartilhar
Compartilha