• Home »
  • Mundo »
  • Estados Unidos pedem ajuda do Irã para encontrar americano desaparecido

Estados Unidos pedem ajuda do Irã para encontrar americano desaparecido

Robert Levinson está desaparecido desde março de 2007. Pedido pode indicar ‘degelo’ nas relações após acordo nuclear.

Os Estados Unidos pediram nesta terça-feira (26) ao Irã para ajudar a encontrar um norte-americano que está desaparecido há mais de seis anos, em indicação de um potencial degelo entre os dois adversários, depois de um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.

A Casa Branca pediu que o Irã coopere na localização do agente aposentado do Federal Bureau of Investigation (FBI) Robert Levinson, que desapareceu durante uma viagem de negócios para o Irã em março de 2007.

“Saudamos a ajuda dos nossos parceiros internacionais nesta investigação, e respeitosamente pedimos ao governo da República Islâmica do Irã para nos ajudar a garantir a saúde e retorno seguro do Sr. Levinson”, disse a Casa Branca em um comunicado.

O pedido acontece dias após as potências mundiais chegarem a um acordo com o Irã para conter o programa nuclear daquele país em troca da flexibilização de algumas das sanções que a comunidade global impôs a Teerã.

Os Estados Unidos e outros países temiam há muito tempo que o Irã estivesse tentando desenvolver uma arma nuclear e, apesar de o Irã afirmar que seus esforços eram estritamente pacíficos, resistiu a controles internacionais, o que levou a sanções.

ex-agente

O ex-agente do FBI Robert Levinson em fotos divulgadas pela família, recebidas em 2011 (Foto: AFP)

Fonte: G1


Compartilha