Cristiano Ronaldo, o grande favorito à Bola de Ouro-2013

Cristiano Ronaldo favorito a bola de Ouro da Fifa 2013.

bola-de-ouro

A poucas horas do início da cerimônia de entrega da Bola de Ouro-2013, o português Cristiano Ronaldo parece ser o grande favorito, à frente dos outros finalistas, Lionel Messi e Franck Ribéry.

O argentino, quatro vezes ganhador do prêmio dado ao melhor jogador do mundo na temporada, não parece ter condições de repetir a façanha pelo quinto ano consecutivo, principalmente em função das constantes lesões que sofreu em 2013.

Por isto, a Bola de Ouro parece ser um duelo entre Franck Ribéry, o líder da equipe que ganhou quase tudo que disputou (o Bayern de Munique levantou cinco troféus no ano, só faltando a Supercopa alemã), frente a um Ronaldo que não conquistou nada de importante com o Real Madrid, mas que possui números impressionantes.

É preciso lembrar que a Bola de Ouro distingue o melhor jogador do ano a nível individual, apesar do futebol ser um esporte coletivo. CR7 marcou 69 gols em 2013, com o Real Madrid e com a seleção portuguesa, um número contra o qual Ribéry não pode competir.

Além disto, tudo parece favorecer o português, principalmente após a decisão da Fifa de prolongar em duas semanas a votação para a Bola de Ouro (na qual participam os treinadores e capitães de todas as seleções nacionais, além de um grupo de jornalistas).

Estas duas semanas em novembro coincidiram com as eliminatórias da repescagem para a Copa do Mundo do Brasil-2014. Tanto Cristiano Ronaldo como Ribéry classificaram suas seleções para o Mundial brasileiro, mas CR7 impressionou, anotando os quatro gols que Portugal marcou contra a Suécia, com direito a três gols na partida de volta em Solna, na casa de outro jogador que poderia disputar o prêmio de melhor do mundo, Zlatan Ibrahimovic.

Alguns viram o prolongamento da votação como uma tentativa da Fifa de se restituir diante do português, que dias antes viu um vídeo do presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, o imitando como se fosse um soldado desfilando e afirmando que preferia Messi.

Outros elementos indicam que o vencedor da Bola de Ouro nesta segunda-feira será CR7. Cansado de ver Messi vencer o prêmio a cada ano, Ronaldo renunciou no ano passado a comparecer a Zurique para ser novamente vice do argentino.

Neste ano, o português tem presença confirmada junto com a noiva, a modelo russa Irina Shayk, seu representante Jorge Mendes e membros da família. É difícil de acreditar que Ronaldo levaria tal comitiva se não tivesse certeza que seria eleito o melhor do mundo.

Caso as previsões se concretizem, esta seria a segunda Bola de Ouro de CR7, que já venceu em 2008, quando ainda era jogador do Manchester United e conquistou com o clube inglês a Premier League, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da Fifa.

Parecia que seria o início do domínio de um jogador que queria marcar época, principalmente após sua milionária transferência para o Real Madrid em 2009 (por uma quantia recorde de 94 milhões de euros), mas um certo argentino chamado Messi apareceu, liderando o Barcelona, com o qual dominou o futebol mundial, o que frustrou ano após ano o sonho de CR7 de ser reconhecido novamente como o melhor jogador do planeta.

Tudo indica que, nesta segunda-feira, Ronaldo conseguirá recuperar um pouco do campo perdido.

Fonte: R7


Compartilhar
Compartilha