Código secreto no YouTube é um dos grandes mistérios da web

O canal Webdriver Torso já publicou 77 mil vídeos enigmáticos que ninguém consegue decifrar

Sherlock Holmes: talvez nem o famoso detetetive conseguisse decifrar o Webdriver Torso

Sherlock Holmes: talvez nem o famoso detetetive conseguisse decifrar o Webdriver Torso

Desde março de 2013, um canal do YouTube chamado Webdriver Torso vem intrigando internautas do mundo inteiro. Ele já publicou 77 mil vídeos, todos com duração de exatos 11 segundos.

O ritmo das publicações impressiona. A média é de um vídeo a cada 20 segundos. Neles, aparece uma sucessão de retângulos azuis e vermelhos que parecem formar uma espécie de código secreto. O áudio é uma sequência irritante de notas musicais agudas.

Até onde sabemos, ninguém, até agora, conseguiu decifrar seu significado. Além disso, muita gente já tentou entrar em contato com o dono do Webdriver Torso. Aparentemente, nunca houve resposta.

Teorias malucas sobre a razão para esses vídeos enigmáticos não faltam. Um usuário do site BoingBoing observa que o canal no YouTube lembra as chamadas estações de números da época da Guerra Fria.

Essas emissoras de rádio de ondas curtas transmitiam sequências de números e outros códigos que eram incompreensíveis para o ouvinte casual. Eram, geralmente, mensagens secretas dirigidas a espiões que atuavam em outros países.

Há quem diga que o Webdriver Torso pode ser um experimento sobre o comportamento na internet ou uma (longa) ação de marketing viral. O canal já tem 30 mil seguidores, o que é notável em vista do conteúdo totalmente desinteressante.

Há um produto com o nome Webdriver, uma ferramenta usada para teste de sites na web. Mas a empresa Selenium, dona desse produto, disse ao site Daily Dot que não tem nenhuma relação com o Webdriver Torso.

Talvez o canal no YouTube seja apenas uma brincadeira elaborada. Alguém pode ter desenvolvido um software robô capaz de produzir e publicar vídeos aleatórios seguindo um padrão de imagem e som. Se for isso, é provável não haja significado algum.

E vale notar que o YouTube conhece o Webdriver Torso. Basta fazer uma busca com esse nome no site para perceber isso. Os resultados são exibidos dentro de retângulos azuis e vermelhos.

Se você tiver um bom palpite sobre o que são esses vídeos, deixe um comentário abaixo. Este é um dos vídeos publicados hoje:

Via: EXAME

Compartilha